Voltar para dicas de sobrevivência

Compartilhar


Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

A funda é uma arma de fundamento simples. A história é recheada de histórias de sucesso com esta arma, inclusive a vitória de David.

Funda de arremesso (famosa funda de David)

Este é um modelo de funda simples, bem leve e bem pratico, pode inclusive ser improvisado com pedaços de pano e o cadarço do calçado. Mas bem, vamos aos fundamentos desta arma histórica:

A lógica da funda é bem simples, ela utiliza os princípios da força para arremessar projéteis com maior velocidade e consequentemente causar maiores danos. A lógica física é exatamente esta:

"Força Centrípeta (real, em vermelho) e "força centrífuga" (fictícia, em cinza). Em maiúsculo os eixos do referencial inercial, e em minúsculo os eixos do referencial girante. As origens dos referenciais são coincidentes, bem como seus respectivos eixos "z". No referencial não inercial a partícula encontra-se sempre estática sobre o respectivo eixo x, o que pressupõe uma resultante de forças nula neste referencial, só possível uma vez estipulada a existência da pseudoforça centrífuga. No referencial inercial o objeto descreve movimento circular, onde tem-se por resultante - condizente com a realidade - a força centrípeta.” (óbvio que retirei do wikipedia)

A ilustração que explica isto tudo é a imagem 2, ao final do texto.

Beleza, talvez uma aulinha de física possa ser desnecessária, mas uma aulinha histórica seja interessante. Alguns estudiosos da History Chanel comprovaram que a energia utilizada uma funda é o suficiente para causar danos INCLUSIVE QUANDO O ALVO UTILIZA ELMOS. Ou seja: a história que David arregaçou o gigante golias não apenas é possível como é altamente provavel que ele tenha feito isto, pois saber controlar a distância do seu inimigo é fundamental na vitória. David controlou a distância usando uma arma eficiente para isto.

Esta arma, muito tempo antes do baixinho arregaçar o gigante, era amplamente utilizada na caça, e em seguida na guerra por se mostrar ágil e tão eficaz como os arcos. Os seus fundamentos deixaram de ser arma de emprego pessoal, e na idade média tiveram emprego coletivo nos famosos Trebuchets, que disparavam enormes pedras a distâncias absurdamente longes (até hoje alguns eventos medievais e loucos pela história fazem seus modelos, disparando inclusive veículos velhos, como este vídeo no youtube).

Beleza, para construir é RIDICULAMENTE simples: só é necessário de um pedaço de pano (ou couro) que sirva como local onde vai ser depositado a pedra. Em seguida arranjar a corda (ou a correia) que será amarrada (ou costurada) de maneira equilibrada, de modo que não influencie a pedra no interior de onde ela está depositada.

É necessário que as duas cordas tenham um tamanho aproximado, porém, uma das extremidades será sempre maior, pois uma extremidade ficará presa ao dedo com um nó, e a outra será apenas segurada, de modo que quem use possa arremessar o projétil fácilmente sem ter o risco de arremessar a funda.

Achei algumas imagens de um blog de Portugal, (http://armas-medievais.blogspot.com/2012/01/como-fazer-uma-funda-mostro-passo-passo.html), a funda dele foi feita com tecido de calça velha, ficou bem feita e bem acabada por sinal. Ainda não fiz o meu modelo, mas juro que quando eu fazer, disponibilizo imagens no final do presente artigo, quero fazer um BEM improvisado para ver como se sai em questão de performace e tudo mais. Estaremos disponibilizando futuramente um manual de técnicas de se disparar com esta funda, fiquem de olho!!

Uma dica também é estudar os pontos letais. Temos um manual de pontos letais da cabeça que eu mesmo traduzi, CLIQUE AQUI, talvez seja difícil acertar os alvos de inicio, mas aposto que praticar possa ser uma atividade bem desestressante.


Outras Imagens

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso

Armas improvisadas - #1 funda de arremesso



Colaborador Perdido

Infelizmente o colaborador Nícola Loss foi pego por uma horda e seus trabalhos vão ser descontinuados!


Filtro de Dicas


Você conhece a história do Dia Z?

Clique aqui e leia a versão completa da história!

Ajude-nos comprando aqui!
:-D

Assista o último vídeo

TragiTopSeven #04 - Baixistas Mais Virtuosos do Planeta