Voltar para dicas de sobrevivência

Compartilhar


Kits de sobrevivência: o item mais importante é a inteligência

Kits de sobrevivência: o item mais importante é a inteligência

Existem diversos “kits” com formatações diferentes e tamanhos diferentes.

Em fóruns de discussão e diversas postagens em sites, blogs e nas redes sociais, os amigos praticantes do bushcraft e do sobrevivencialismo listam diversos itens que compõem seus “kits” de sobrevivência.

Como disse anteriormente, existem diversos “kits” com formatações diferentes e tamanhos diferentes. Cada pessoa tende a elaborar seu kit de acordo com as características da região onde está. Alguns elaboram kits para a área urbana, outros para áreas de mata - aqui podemos incluir, selva, cerrado, montanha, etc. Cada tipo de terreno com características distintas que geram necessidades distintas.

Antes de entrar nos materiais e equipamentos que devem compor os kits de sobrevivência é importante salientar um item que, por vezes, é esquecido de boa parte das pessoas: saber o que fazer com o kit.

Não adianta que você tenha uma excelente faca, se você não sabe construir um abrigo, gatilhos e armadilhas ou preparar uma caça. Não adianta você ter um isqueiro em um terreno molhado se você não sabe o que fazer para conseguir acender uma fogueira nessa situação (e acredite, existem formas relativamente simples de se fazer fogo em terrenos molhados com lenha úmida).

Portanto, o mais importante é que a pessoa tenha habilidades e conhecimentos que vão potencializar a utilização dos materiais e equipamentos que compõem seu kit.

Existem vários vídeos e posts na internet (principalmente gringos) que explicam e ensinam técnicas e formas de se utilizar bem suas ferramentas e os itens que são comuns aos vários tipos de kits existentes.

É essencial que as pessoas que se interessam pelo bushcraft e sobrevivencialismo procurem aprender mais sobre artes mateiras e as diversas técnicas existentes. É muito interessante aprender, por exemplo, com as pessoas que vivem no interior, na roça. Sempre se pode aprender muito com elas, não tenha dúvidas.

Falando um pouco dos itens que compõem os diversos kits possíveis (depois voltaremos a este assunto mais detalhadamente), o que julgo mais importante é: uma boa lâmina, cantil (ou outro recipiente para água), isqueiro ou pederneira (ou os dois). Também é bom que se tenha um pequeno kit de primeiros socorros, cordame, agulha e linha (ou um pequeno kit de costura).

Estes itens são suficientes para aqueles que dispõe de conhecimento e criatividade. Claro que ter mais equipamentos, que trarão mais comodidade é bom. O que quero ressaltar é que, se pegos de surpresa, a pessoa bem preparada pode se manter bem com o pouco que tiver.

Eu, particularmente, gosto de ter uma visão mais minimalista para os equipamentos.

E você? Acha que possui conhecimentos e habilidades para momentos de crise?



Colaborador Perdido

Infelizmente o colaborador Douglas Maciel foi pego por uma horda e seus trabalhos vão ser descontinuados!


Filtro de Dicas


Você conhece a história do Dia Z?

Clique aqui e leia a versão completa da história!

Ajude-nos comprando aqui!
:-D

Assista o último vídeo

TragiTopSeven #04 - Baixistas Mais Virtuosos do Planeta