Voltar para dicas de sobrevivência

Compartilhar


Sobrevivencialismo e Bushcraft: diferenças e semelhanças

Sobrevivencialismo e Bushcraft: diferenças e semelhanças

É comum que as pessoas confundam um pouco a diferença entre os conceitos de Sobrevivencialismo e Bushcraft.

Vemos por aí muitos vídeos e textos na internet que por vezes fala do primeiro se referindo às características do segundo.

Não quero, todavia, impor meu ponto de vista quanto as diferenças entre um e outro. Cada pessoa chega a conclusões distintas a respeito, mas acredito que é bom definir algumas características.

No Sobrevivencialismo nos preparamos para momentos de crise. Como “momentos de crise” refiro-me aos mais variados possíveis: seu carro para de funcionar em um lugar ermo e você se vê obrigado a passar um longo período esperando o resgate; perder-se durante uma caminhada por uma trilha e ter que se virar para encontrar o caminho de volta; e tantos outros possíveis.

Portanto, no Sobrevivencialismo temos que resistir a este período de crise nos utilizando de técnicas e habilidades específicas. Também é importante que possamos nos valer de equipamentos e objetos para potencializar nossa possibilidade de sobrevivência em um momento de crise. Neste sentido existem diversos “quites” que podem ser montados para este fim, como é o caso do EDC (Every Day Carry), chamado também de kit diário (voltaremos a falar de kits e equipamentos em outro post).

Resumindo, no Sobrevivencialismo o objetivo é “sair do mato” (se este for o ambiente de crise) com segurança, saúde e no menor tempo possível. No caso do Bushcraft, a ordem é praticamente a inversa.

No Bushcraft (termo em inglês para se referir a técnicas e habilidades primitivas de adaptação ao ambiente) a pessoa procura formas de se manter pelo maior tempo possível (ou por tempo indeterminado) no mato. O Bushgcraft envolve técnicas de construção de abrigos, caça, pesca, localização e armazenamento de água, produção de fogo de diversas maneiras possíveis, etc.

Portanto, o Bushcraft é (ou deveria ser) um conjunto de técnicas desenvolvidas com um mínimo de equipamentos possível. Busca-se se utilizar do que a própria natureza nos dá para produzir tudo do que se necessita para sobreviver, com um mínimo de conforto (“conforto” portanto é uma palavra muito relativizada quando tratamos de Bushcraft).

No entanto, temos que ressaltar que o Sobrevivencialismo se utiliza de técnicas do Bushcraft, e vice-versa. O importante é atentar para a real necessidade de cada indivíduo, e essa necessidade está diretamente relacionada ao ambiente onde se encontra ou onde vamos enfrentar o “momento de crise”.



Colaborador Perdido

Infelizmente o colaborador Douglas Maciel foi pego por uma horda e seus trabalhos vão ser descontinuados!


Filtro de Dicas


Você conhece a história do Dia Z?

Clique aqui e leia a versão completa da história!

Ajude-nos comprando aqui!
:-D

Assista o último vídeo

TragiTopSeven #04 - Baixistas Mais Virtuosos do Planeta